quinta-feira, 28 de maio de 2009
CONTOS MACHADIANOS - D.PAULA - UEPA FASE II
____________________________________________________________________________
VIDEOS PRODUZIDOS POR EX ALUNOS DO PROF GIL MATTOS - COLÉGIO CEPE
D. Paula – A protagonista, que dá nome ao conto, fica sabendo, por meio de uma confissão entre choros, que sua sobrinha Venancinha havia brigado com o marido, Conrado, porque este achava que a esposa estabelecia um relacionamento adulterino. De maneira diplomática a senhora consegue a reconciliação, desde que a mocinha passasse alguns dias com ela, como uma recuperação de caráter. Ao se despedir, fica sabendo o nome de quem estava atacando a virtude da sobrinha: Vasco. Era o filho de alguém com quem ela, num passado distante, havia estabelecido um relacionamento escandaloso, apagado com o avanço do tempo.
Já com a inconseqüente no retiro, quando por acaso aparece o rapaz, pôde perceber pela reação da jovem, que havia se escondido em meio ao susto e medo, que o relacionamento atingira um nível seriamente perigoso. Consegue a confissão de Venancinha e descobre que a consumação carnal ainda não havia se realizado, mas a reputação já corria risco. Infunde na cabeça da menina a idéia do erro que quase cometeu, ajudada também pela visita recente de Conrado, que havia se comportado teatralmente de forma fria, o que a deixou amedrontada com a possibilidade de perder o marido. No entanto, o mais engraçado é que, enquanto infunde na mente da menina a necessidade de seguir a moral e os bons costumes, D. Paula praticamente se delicia com tudo o que é confessado, como se revivesse os pecados que experimentou em seu passado. Mas eram “glórias” alheias; as suas não voltariam mais.
Percebe-se também mais uma vez um tema que já fora desenvolvido em O Enfermeiro e outros contos: a desconexão entre o externo e o interno, pois se dizia e pregava o moralismo, no seu íntimo desejava, ou pelo menos deliciava-se com algo imoral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
será que posso pegar pra estudar ? adorei parabens *-*
ResponderExcluirOlá, querido profº Gil!
ResponderExcluirPosso pegar uns textos para eu estudar?
Bjs de sua aluna Júlia Costa do cursinho!
Seus resumos e analises são muito bons me seviram muito e os videos simples mais facilitam muito pra quem le a obra e não entende a leitura são muito trabalhosas Gostei muito de seu jeito de analise bjs
ResponderExcluirei prof se o "senhor" tiver a abro compelta "d.paula" para o meu email eu iria gostar! porfavor e nao to encontrado a obra email=adriano.miranda@yahoo.com
ResponderExcluir