ENEM/ UFPA

ENEM/ UFPA
CLIQUE NO LOGO DA UFPA

quinta-feira, 28 de maio de 2009

CONTOS MACHADIANOS - UMA SENHORA - UEPA FASE II

______________________________________________________

Será que podemos parar o relógio da vida?

Assista ao video AQUARELA de Toquinho e veja como é bela a vida em todas as suas fases. Devemos saber viver cada etapa e sem preocupações com o relógio da vida ou como diria MACHADO DE ASSIS  com os " telegramas da velhice ".

CARPE DIEM para todos






_______________________

ESTUDO CRÍTICO DO TEXTO


Uma senhora narra a história de D. Camila, que é uma bela dama comparada a uma deusa. A protagonista é casada e tem uma filha chamada Ernestina, esta apesar de já crescida tem a infância prolongada devido a vaidade de sua mãe que tinha verdadeiro pavor de envelhecer.Como não se pode deter o tempo, o que sucede é o curso natural da vida, onde Ernestina começa a arrumar pretendentes e a mãe muito "zelosa" põe defeito, em muitos, com a desculpa de querer um casamento como o dela. Certo dia D. Camila descobre o primeiro fio de cabelo branco e muito frustrada o arranca;  assim outros fios brancos surgem sendo que o terceiro coincide com mais um pretendente da filha.
Depois de muito relutar acaba aceitando o genro, embora a contra gosto. Ernestina então casa-se, e com isso vem o primeiro neto pouco tempo depois; mãe antes preocupada com a filha, agora ocupa-se do bebê. Já na condição de avó começa a fazer passeios, acompanhada de uma preta, onde leva o pequeno e demonstra excessivos cuidados deixando transparecer que seria a mãe e não a avó do mesmo.

O conto Uma senhora de Machado de Assis foi publicado no livro Histórias sem Data em 1884, ele é narrado em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, e tem o tempo cronológico representado através da existência humana considerada no curso dos anos. Já em relação ao espaço este aparece de forma sutil, e embora  o contista não lhe de muita importância pôde se perceber que a personagem vive em contexto social onde participava de festas e também as dava. O ambiente doméstico, embora tradicional  é regado por paixão, inveja e temores.

O titulo é um problema lingüístico na narrativa, pois traz uma possível indagação de qual "senhora" o narrador estaria falando, já que, este substantivo sugere uma mulher de idade mais avançada e madura; e embora a mãe tivesse mais idade, a filha, todavia, é quem tinha trejeitos para tal. Machado, com muita delicadeza, deixa a dúvida no ar.

A análise dos nomes também é de suam importância, já que, de algum modo representa as personagens, vejamos em Camila temos : " ...associa a uma jovem e linda [...] indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor..." Poderíamos aqui questionar o nome da personagem, pois sabíamos que ela era linda e amava sua família, mas ao vermos o nome da filha Ernestina, que seria a antagonista, temos : " aquele que combate". Através dessa comparação pode-se perceber que os nomes poderiam estar trocados, pois a "combatente" seria D. Camila, que além de lutar contra o tempo, também existe o embate com a juventude da filha, e mesmo a jovem com toda frescor e beleza dos anos, ainda assim, a beleza da mãe a superava.

A narrativa que apresenta D. Camila aos 29 anos e a filha Ernestina aos 15,  trata das questões do tempo em vários parágrafos, como no terceiro onde encontramos: "... trepando no alazão do tempo, foi alogar-se na casa dos trintas..." . Sempre parecendo mais nova dos 30 aos 40 anos, D Camila vê-se desesperada aos 42, diante do cabelo branco que torna-se um vilão na narrativa, já que afirma as mudanças físicas decorrida com o tempo; por isso, a beleza e juventude da filha faz surgir, nessa mãe, o sentimento de inveja, agora de forma assumida.

Machado com toda sua sutileza e ironia critica alguns aspectos referentes ao universo feminino que vive da opinião de outrem; além do amor materno em via contrária dos interesses pessoais da mulher. O desejo não admitido, de não envelhecer, que por meios astuciosos, levam a personagem a efetuar comportamentos no sentido de sua satisfação caracteriza o tempo psicológico. A vaidade torna-se uma paixão escondida ou ainda inconsciente.
Diz Freud:

... a vaidade se esconde de tal sorte, que a si mesma se oculta, e ignora; ainda as ações mais pias nascem muitas vezes de uma vaidade mystica, que quem a tem, não conhece nem distingue. ( Massimi, 1984, p-107)

Isto parece ser exatamente assim que acontece a D. Camila.


Algumas características, muito peculiares, da obra de Machado de Assis podem ser verificadas no conto como a questão da perfeição, onde temos a busca, incansável, de D. Camila por beleza, de maneira que está passa a representá-la; tem-se ainda a transformação do homem no objeto do homem, pelo fato da mãe manipular e usar a filha visando seus interesses; e finalmente o bem x mal onde poderá comentar as teorias de Platão, onde a idéia do belo sempre foi inseparável da idéia do bem, o que confere um caráter positivo ao conceito de beleza. Daí a comparação feita a D. Camila a Vênus de Milo, pois a estátua procura traduzir esse conceito e trazer a noção de imortalidade, também à ambição de nossa protagonista. Já o mal aqui seria o implacável tempo ligado à idéia do envelhecimento, que para D. Camila era a perturbação.
A vaidade transcende o tempo

Grande parte das mulheres tentam retardar as mudanças físicas provocadas pela idade ou escondê-las ao máximo. A dificuldade em assumir e aceitar sua real idade atravessa séculos. Tanto nos séculos passados quanto no séc. XXI podemos observar se acompanharmos décadas que apesar da emancipação feminina alguns problemas não foram superados. O que nos leva a crer que a sede pela juventude fez parte desse universo, portanto, sendo sua natureza.

Essa preocupação não é muito presente no universo masculino curiosamente, essa inquietação muitas vezes excessiva, está inerente ao mundo feminino. Desde antes de Cristo a vaidade feminina e fonte de inspiração de muitos artistas e o objeto de estudo de filósofos. As esculturas é uma forma de se eternizar a beleza feminina, conservando o frescor da juventude por tempo indeterminado.

As madonas do renascimento, ou a própria Vênus de Milo citada no conto que tem os braços comparados aos da protagonista, é um exemplo de beleza feminina. A Vênus representa a deusa do amor e da beleza física, Afrodite, é uma escultura em mármore curiosamente teve os braços perdidos, e nunca encontrados, hoje podemos encontrá-la no Museu do Louvre na França, sem os braços. Na mitologia temos várias representantes da juventude e da beleza feminina

A própria deusa Hebe citada no conto também tem muito em comum com D. Camila. A Deusa Hebe filha de Hera e Zeus representa a juventude, deusa das noivas jovens que foi oferecida pela sua mãe a Hércules em casamento depois de este ter conseguido ultrapassar todos os obstáculos que Hera pusera no caminho para ele crescer. Assim como a Hebe, D. Camila cuidava de sua filha zelosamente. D Camila tenta manipular as pessoas em função de sua idade. No ponto de impedir sua própria filha de seguir o seu caminho.

Então caímos na afirmação feita por Nietzche sobre a verdadeira natureza humana. Vivemos numa pretensiosa mentira para parecermos pessoas civilizadas, mas na verdade ninguém foge a sua natureza. Nenhuma pessoa poderia supor as estratégias feitas por D. Camila para apresentar sempre mais jovem atendendo desse modo a uma verdadeira natureza.

A prova de que a vaidade faz parte da literatura desde muito antes de Machado discuti - lá pode ser constatada neste poema de Gregório de Matos.

Moraliza o poeta nos ocidentes do Sol a inconstância dos bens do mundo

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos)

Eis aqui uma passagem bíblica referente a um dos sete pecados capitais:

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade."
(Eclesiastes 1.2)

17 comentários:

  1. Professor.. Esse resumo e comentarios me ajudaram muitooooo.. Sua pagina na internet esta show.. parabens! Glena Moura

    ResponderExcluir
  2. realmente, tembém me ajudou muito pro trabalho da escola. obrigada !

    ResponderExcluir
  3. ótimo resumo!!
    Tbm me ajudou muito, vou ter prova...!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo resumo. Este seu blog está demais .

    ResponderExcluir
  5. Professor Gil, parabéns pelo seu blog, está excelente e para mim q sou recém-formada e já dando aulas d literatura, clareou e mt minhas ideias! Gratíssima :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Professor Gil, seu blog é excelente e p/ mim q sou professora recém-formada e já dando aulas d literatura, clareou e mt minhas ideias!
    Gratíssima :)

    ResponderExcluir
  7. esses comentarios sobre o conto me ajudarão bastante na minha redação!!!

    ResponderExcluir
  8. PROF ADOREI A EPLICAÇÃO ESTÁ TD DE BOM..
    EU JA TIVE UMA AULA SUA DE LITERATURA NO COLEGIO...E ADOREI...

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto
    me ajudou muito
    nos trabalhos de literatura
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Nossa está me ajudando bastante pois preciso responder várias perguntas sobreo o assunto e tambem passar no vestibular.

    ResponderExcluir
  11. preciso do resumo de uma senhora e de a quadrilha de jaco patacho.por favor

    ResponderExcluir
  12. Resumo bastante produtivo . De fato gostaria que os demais blogs , acerca dos assuntos tratados , tivessem metade da qualidade deste.
    Muito esclarecedor.

    Obrigado .

    ResponderExcluir
  13. muito obrigado prof. foi de muito proveito, o resumo bastante bom, seu blog entao é show. valeu......

    ResponderExcluir
  14. otimo resumo,bastante produtivo mim ajudou muito na pesquisa do colegi...obrigada

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do resumo que postou em seu blog.Agradeço,me ajudou muito!

    ResponderExcluir

ACHE O QUE VOCÊ PRECISA AQUI NO BLOG

QUE TAL SER MEMBRO DO BLOG?