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sábado, 2 de outubro de 2010

UFRA - JUIZ DE PAZ NA ROÇA


Juiz de Paz na Roça
         Martins Pena


Comédia em 1 ato – PERSONAGENS

JUIZ DE PAZ
ESCRIVÃO DO JUIZ (DE PAZ)
MANUEL JOÃO, lavrador [guarda nacional]
MARIA ROSA, sua mulher
ANINHA, sua filha
JOSÉ [DA FONSECA], amante de ANINHA
LAVRADORES:
INÁCIO JOSÉ,
JOSÉ DA SILVA,
FRANCISCO ANTÔNIO,
MANUEL ANDRÉ,
SAMPAIO,
TOMÁS,
JOSEFA [JOAQUINA] e
GREGÓRIO.
[Negros]
[A cena é na roça.]

O Juiz de Paz da Roça (1833) é obra de Luís Carlos Martins Pena (1815-1848), autor romântico que  introduziu a dramaturgia em nossa literatura, o que realizou com qualidade, tornando-se uma ilha em nosso contexto cultural. Dessa forma, é aproximado a Gil Vicente, que também gerou sua obra praticamente no vácuo. Além disso, traz também, sob a influência dos franceses – o que o faz ser chamado de Molière brasileiro –, o teatro que, por meio do riso (Ridendo Castigat Mores) (outro ponto de contato gilvicentino), a descrição e a crítica aos costumes do Rio de Janeiro de meados do século XIX. E tudo de forma simples, natural, espontânea, ágil.  O texto em questão, escrito quando Martins Pena tinha 18 anos, é considerado o nosso Monólogo do Vaqueiro, já que é o inaugurador, literariamente, de nosso teatro. Como seu título indica, a trama dedica-se a descrever os costumes da zona rural, o que era a preocupação das primeiras obras do autor. Depois de infeliz passagem para a tragédia, o dramaturgo voltaria às comédias, mas ambientadas na Corte. No entanto, como se verá, o foco de sua crítica não mudou.
Assim como nas peças de Gil Vicente, somos jogados de chofre no meio da história. Essa técnica recebe o nome de “in media res”. Assim, por meio do diálogo de mãe (Maria Rosa) e filha (Aninha) sobre a labuta do pai (Manuel João), tomamos conhecimento de todo o sofrido universo de valores, costumes e tarefas da roça, como a necessidade de mais mão-de-obra escrava, atrapalhada por dificuldades econômicas. É interessante como essas preocupações por demais pragmáticas são apresentadas diante de um público romântico e com tendência à evasão e à idealização. Até que ponto estaria ocorrendo um desvio aos padrões estéticos burgueses?
Aninha, ciente da iminente chegada do pai, cansado do trabalho, lembra a mãe que este iria gostar de jacuba (um tipo de refresco). A senhora sai de cena, para a preparação da bebida. Tratava-se de um expediente da menina para que ficasse sozinha e recebesse seu namorado. Esses estratagemas são muito comuns no tipo de teatro que Martins Pena estava inaugurando. Dão mais agilidade à trama. Aumentando a velocidade do texto, as cenas são curtas, tendo apenas a extensão necessária para o desenrolar dos fatos. Tudo é essencial, econômico. O autor demonstra aqui a consciência de que o teatro é encenação, é para ser visto principalmente. Isso explica a importância de se lembrar que o namorado de Aninha, José (note a simplicidade dos nomes) veste roupas brancas. Em plena roça, esses trajes reforçariam uma tendência, disseminada em outros momentos, da personagem a não enxergar que seu papel é trabalhar e não pensar em prazeres da vida apenas, como se fosse um bon vivant. Nesta segunda cena ocorre o encontro amoroso entre José e Aninha. Nela se manifesta uma característica comum do autor, que é a utilização do exagero caricaturesco, percebido no instante em que Aninha recusa o abraço de seu amado. Só depois do casamento é que pode! E ainda alfineta dizendo que esse “abuso” fora causado pelos maus costumes adquiridos na Corte.
Há também nesta cena, por meio do diálogo dos namorados, um elemento que é crucial na obra do autor: o contraste entre a roça e a Corte. O rapaz, após a estranha explicação de que não sobrara vintém do bananal que recebera de herança – revelador, no mínimo, da imaturidade da personagem –, diz como pretende se arranjar com sua amada: vão-se casar às escondidas e se mudarão para a Corte. Para seduzir Aninha, faz uma descrição completamente distorcida da Capital, apegado apenas ao aspecto exótico, como se a vida lá fosse prazer, diversão. Isso é percebido no diálogo abaixo transcrito:
















JOSÉ – Vamos para a Corte, que você verá o que é bom.
ANINHA – Mas então o que é que há lá tão bonito?
JOSÉ – Eu te digo. Há três teatros, e um deles maior que o engenho do capitão-mor.
ANINHA – Oh, como é grande!
JOSÉ – Representa-se todas as noites. Pois uma mágica... Oh, isto é cousa grande!
ANINHA – O que é mágica?
JOSÉ – Mágica é uma peça de muito maquinismo.
ANINHA – Maquinismo?
JOSÉ – Sim, maquinismo. Eu te explico. Uma árvore se vira em uma barraca; paus viram-se em cobras, e um homem vira-se em macaco.
ANINHA – Em macaco! Coitado do homem!
JOSÉ – Mas não é de verdade.
ANINHA – Ah, como deve ser bonito! E tem rabo?
JOSÉ – Tem rabo, tem.

Essa visão distorcida provoca riso na platéia, composta de burgueses da Corte. No entanto, fica subentendida uma crítica de Martins Pena a mania desse grupo em tentar se equiparar à Europa (Eurocentrismo), não se tocando de que é tão provinciana – trata-se de uma nação recente – quanto a roça. A maneira como Aninha imagina a Corte (em que acaba até comicamente misturando tudo o que José descreveu) deve ser a mesma maneira como enxergávamos e ainda enxergamos o Primeiro Mundo. Enfim, o encontro é abreviado por causa da iminência da chegada de Manuel João (Pai de Aninha). Assim, combinam o casamento para o dia seguinte, de manhã.















A chegada do pai serve para que mais uma vez entremos no cotidiano simples da classe baixa rural. Ficamos sabendo das lamentações por uma vida trabalhosa, das tarefas feitas e a serem realizadas e até da janta (carne seca, feijão e laranjas).  Não se poupa nem mesmo a menção ao fato de já ter acabado carne seca. Ao bater da porta, mais uma vez o ridículo será utilizado, dessa vez por aspectos visuais (um procedimento também comum em Martins Pena, que remonta à tradição circense e que deu origem ao pastelão): Manuel João trata de esconder a comida e ainda – beiramos o grotesco – lambe os dedos. É pobreza extrema misturada a mesquinharia e sovinice. Quem entra em cena é o Escrivão, que traz uma intimação do Juiz de Paz: Manuel João tem de levar até a cidade um prisioneiro como recruta para a revolta que estava havendo no Rio Grande do Sul. João não entende por que justo ele tem de realizar tal tarefa, o que representaria a perda de um dia de trabalho. As preocupações imediatas, ligadas à sobrevivência, entram mais uma vez em foco. O Escrivão informa que ninguém a aceitava. João mais uma vez protesta, dizendo que ele não tinha culpa nenhuma dos problemas arranjados pelo governo. Nem mesmo dá atenção ao argumento ligado a patriotismo. No entanto, cede, diante da ameaça de prisão.
Observe-se que há críticas fortes aqui que chegam a se chocar com o conjunto de valores burgueses. Seu efeito só não é de imediato fulminante porque tudo se dilui em meio ao humor e principalmente por estar na boca de uma personagem que age de forma tão estabanada. A partida de Manuel João é feita em meio a inúmeras recomendações sobre as tarefas a serem feitas de ambos os lados, tanto para os que ficam, quanto para o que vai. Mais uma vez o cotidiano simples retratado de forma viva, natural e colorida. Destaque seja feito ao pedido que Aninha faz ao pai: já que vai à cidade, que lhe trouxesse sapatos franceses. Outra crítica que se dirige não à roça, mas à Corte e ao seu apego à ostentação das superficialidades do universo europeu.
A próxima cena é já na casa do Juiz de Paz, funcionário que tem a função de conciliador dos conflitos de sua jurisdição. É provavelmente o melhor momento da obra, por causa principalmente dos jogos de palavra que se estabelecem. Em primeiro, ficamos sabendo de um presente recebido pela autoridade: 
“Tomo a liberdade de mandar a V. Sª um cacho de bananas maçãs para V. Sª comer com a sua boca e dar também a comer à V. Sª Juíza e aos Srs. Juizinhos. V. Sª há de reparar na insignificância do presente; porém, Il.mo Sr., as reformas da Constituição permitem a cada um fazer o que quiser, e mesmo fazer presentes; ora, mandando assim as ditas reformas, V. Sª fará o favor de aceitar as ditas bananas, que diz minha Teresa Ova serem muito boas.”
É saborosa a maneira com que o autor enfoca a simplicidade do povo, por meio, primeiro, de pleonasmos (“comer com a boca”) e por expressões inadequadas, mas cômicas (“V. Sª Juíza”, no lugar de “esposa do Juiz”, e “Srs. Juizinhos”, no lugar de “filhos do Juiz”). Há também a confusão que se faz entre o tom cerimonioso, adequado à situação, e o familiar, íntimo, inadequado. Mas há ainda uma crítica à corrupção do magistrado, pois Manuel André, a personagem que presenteia o juiz, participará, como se verá, de uma ação litigiosa. Além disso, olha a visão distorcida que se tem sobre os efeitos da Nova Constituição.
O primeiro caso a ser resolvido envolve Gregório, Inácio José e sua esposa Josefa Joaquina. A transcrição de um trecho apresenta elementos suficientes para análise: 
JUIZ – É verdade, Sr. Gregório, que o senhor deu uma embigada na senhora?
GREGÓRIO – É mentira, Sr. Juiz de paz, eu não dou embigadas em bruxas.
JOSEFA JOAQUINA – Bruxa é a marafona de tua mulher, malcriado! Já não se lembra que me deu uma embigada, e que me deixou uma marca roxa na barriga? Se o senhor quer ver, posso mostrar.
JUIZ – Nada, nada, não é preciso; eu o creio.
Martins Pena manipula com eficiência e colorido os elementos dramáticos, reproduzindo com fidelidade não só a linguagem coloquial, mas também a psicologia das personagens. Prova disso é que Gregório e Joaquina desviam-se da resolução de sua contenda em meio a ofensas. Fica nítido, por exemplo, que o aspecto infantil do raciocínio de Joaquina, que, ao invés de apresentar argumentos na discussão, devolve ofensa, atacando a mãe do oponente. O mais incrível é a decisão do Juiz, que, além de paternalista, é contraditória. Se por um lado dispensa Inácio e Joaquina, sob a alegação de que umbigada não constitui crime em nenhuma lei, por outro ameaça Gregório de aplicar a lei “às costas” se este continuar a praticar umbigadas.
E arbitrariamente encerra o caso com um “Estão conciliados”, o seu bordão. Em seguida é lido um outro requerimento de Manuel André. E mais uma vez o suborno: na introdução do requerimento, antes de anunciado o assunto, avisa-se, meio que en passant, que um cacho de bananas será enviado ao Juiz. E novamente a mistura cômica do tom familiar com o solene.
            Tratava-se de uma questão de divisa de terra. O Juiz delega ao Suplente a decisão. O problema é que ambos estavam atarefados com seus próprios roçados. Note-se que o suborno não foi eficiente. Note-se também o descaso e incompetência nos exercícios das funções jurídicas. Manuel André protesta. O juiz ameaça com cadeia. O pleiteante faz lembrar a Constituição, fortemente desprezada pelo magistrado. Confusão é formada – mais um elemento de gosto popular no corpo da peça e Manuel André acaba fugindo.
O outro caso é entre João de Sampaio e Tomás. O primeiro é dono de um leitão, que invadiu as terras do segundo. Estabelece-se uma briga até física – mais uma cena à pastelão, com os dois reclamos puxando, um de cada lado, o objeto de disputa. O problema é resolvido com a determinação do Juiz – um tanto egoísta – de ficar com o bicho. Ainda manda que seja trazida ervilha para a complementação de um prato que imaginara. E, pior, folgadamente determina que um dos contendores coloque o suíno no chiqueiro. Exibe-se a aplicação torta da lei, apenas para atingir interesses pessoais. No fim, o bordão: “estão conciliados”. Como um adendo, Sampaio quer que tudo seja citado na Assembléia Provincial. O Juiz não autoriza, achando o assunto irrelevante. Tomás convence-o do contrário, lembrando os votos que o magistrado havia-lhe pedido para os integrantes da tal instituição legislativa. Corrupção, troca de favores, compra de votos... O próximo caso é de Francisco Antônio, Rosa de Jesus e José da Silva. A transcrição abaixo do requerimento dá mais detalhes: 

“Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro, que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. ‘Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como os filhos pertencem às mães, e a prova disto é que a minha escrava tem um filho que é meu, peço a V. Sª mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher’”.
Observe-se como a manipulação da linguagem abre no texto uma ambigüidade saborosa, apesar de rasteira. A decisão do Juiz seguiu o caminho que parecia mais lógico: em favor de Francisco e Rosa de Jesus. José da Silva protesta, diz que vai recorrer, mas o magistrado faz pouco caso – tem procedimentos jurídicos para invalidar os questionamentos. Há mais reclamações, sufocados quando o magistrado manda prender José da Silva e fazê-lo recruta. Diante do pior, o protestante abre mão das queixas. Nesse momento, chega Manuel João para receber o preso. E, preocupado com coisas imediatas, obtém autorização para deixar em sua casa o prisioneiro, pois que já estava chegando a noite.  Na chegada à casa de Manuel João ocorre outro expediente típico da dramaturgia popular: a surpresa causada pela descoberta da identidade de uma personagem. Causa curiosidade o espanto de Aninha ao se deparar com o prisioneiro. Depois que pai e mãe saem, a filha solta o recruta e fica-se sabendo tratar-se de seu namorado, José. Havia sido preso, alega, de forma extremamente arbitrária: “Assim que botei os pés fora desta porta, encontrei com o juiz, que me mandou agarrar.” O casal foge para se casar. Quando os pais descobrem o que ocorreu, surge alvoroço, revolta e decepção, mas engraçadamente há espaço para um certo alívio de Manuel João, que estava livre da tarefa de levar o prisioneiro no dia seguinte. No fim, toda a culpa recai, comicamente, sobre a guerra que se processava no Rio Grande do Sul. A culpa é do Governo. Talvez por isso Manuel João resolva dar parte ao Juiz.
No entanto, é interrompido com a chegada do casal fugitivo, já casado. Tudo acaba em abraços. É essa explosão de felicidade que retira da obra um fôlego mais forte para se dedicar a uma ferrenha crítica social, no estilo do Realismo. Resolvem, então, dar outra parte ao Juiz, agora de tom mais positivo.
A próxima cena é na casa do magistrado, que comunica ao escrivão a necessidade de consultar um letrado – deixa claro que não entende muito de leis. Antigamente, toda vez que surgia um problema cuja solução não conhecia, simplesmente usava um “Não tem lugar.” e o empurrava. Deixou de utilizar esse expediente porque uma vez quase tinha sido suspenso. Esses são mais ingredientes para que possamos denegrir a imagem desse funcionário. O escrivão até pergunta se tudo isso não era motivo de vergonha. Resposta:  

Resposta:  
“Envergonhar-me de quê? O senhor ainda está muito de cor. Aqui para nós, que ninguém nos ouve, quantos juízes há por estas comarcas que não sabem aonde têm sua mão direita, quanto mais juízes de paz...”
Suas reflexões são interrompidas com a chegada de Manuel João, Maria Rosa, Aninha e José, que lhe comunicam o casamento. Dessa forma, livra-se a personagem da obrigatoriedade de se tornar recruta.
A primeira reação do Juiz é desmoralizar José, chamando-o de biltre. Mas depois pede para perdoar a ofensa. O magistrado é de fato uma personagem rica em suas contradições, tornando-se extremamente humana, tanto que decide comemorar o matrimônio em sua casa, caindo todos na dança e na cantoria, conforme atesta o trecho final abaixo transcrito: 
TOCADOR, cantando – Em cima daquele morro
              Há um pé de ananás;
              Não há homem neste mundo
              Como o nosso juiz de paz.
TODOS – Se me dás que comê,
             Se me dás que bebê,
             Se me pagas as casas,
             Vou morar com você.
JUIZ – Aferventa, aferventa!...

Tudo termina bem, em festança, em folguedo, afugentando todo e qualquer elemento que pudesse desagradar os padrões do público burguês romântico.

3.1 O Teatro de Martins Pena - Embora tivesse escrito alguns dramas, Martins Pena destacou-se por suas comédias, através das quais fundou o teatro nacional. A origem destas obras resulta de uma curiosa característica da época: normalmente após a apresentação de um drama, os espectadores assistiam a uma breve farsa, provinda da dramaturgia portuguesa. Martins Pena percebeu que podia dar ao gênero um caráter brasileiro, introduzindo tipos, situações e costumes facilmente identificáveis pelo público do Rio de Janeiro
Na verdade, a comédia de costumes (em geral, de um ato apenas) era a única espécie teatral que se adaptava às circunstâncias históricas do Brasil, na primeira metade do século XIX. Martins Pena intuiu que nem o drama, nem a tragédia se ajustariam ao universo que propunha retratar. Porque as elites imperiais, fossem as urbanas ou as do campo, careciam de maior complexidade social e humana, não permitindo a criação de textos psicológicos mais densos. Também as classes médias eram pobres em caracteres e dimensão histórica. Restavam apenas os escravos, estes sim participantes de um drama real e pungente. Só que quando apareciam representados nos palcos o eram unicamente como moleques de recados, amas de leite, etc. Ou seja, não havia outro caminho para o jovem teatrólogo senão a utilização do riso para registrar a sua época. Algumas comédias são sátiras aos costumes rurais, revelando os hábitos curiosos, a fala simples e a extrema candura que delimitam os seres da roça. Estes são criaturas broncas e rústicas, ainda mais quando comparadas aos homens da capital, requintados e espertos. Porém os caipiras têm, com freqüência, melhor índole que os tipos da Corte. Até os pequenos corruptos, como o juiz de O juiz de paz na roça, não deixam de possuir uma certa inocência simpática.

A obra por cena
Na cena I, aparece Maria Rosa e sua filha Aninha, onde as duas falam sobre Manuel João, homem trabalhador. Aninha lembra a mãe de preparar o suco da jacuba, que seu pai tanto adora. Quando Aninha, fica esperando um a chance de poder falar com José que esperava embaixo dos cafezais.
Na cena II, José tenta abraçar a moça ,quando e repelido pela mesma, pois ele só terá liberdade com ela quando os dois casarem. José diz que não tem nenhum vintém, para pedir a jovem em casamento, ela caiu em lágrimas e ele então dá a idéia de irem para fugirem para a corte, porém a jovem não quer ir, então José enche os olhos de Aninha, falando dos teatros, o Largo, e está pronto para o casamento, quando o pai de aninha retorna e José sai de cena.
Na cena III, aninha fica falando só, pensando nas idéias ditas por José e decide ir para a corte.
Na cena IV, Manuel João, com uma enxada no ombro e acompanhado por um negro, entram na casa e ele pergunta por sua esposa e sua filha responde que ela está preparando a jacuba para o pai. M. João reclama do cansaço.
Cena V, Maria Rosa entrega o suco a M. João, e pede a janta, aninha vai buscar. Aninha volta com dois pratos e fala que a carne seca terminou. Como havia pouca carne seca para a família, o negro come apenas feijão e laranja. Batem à porta (Logo que MANUEL JOÃO ouve bater na porta, esconde os pratos na gaveta e lambe os dedos.) O Escrivão anuncia a M. João que ele deveria levar um recruta a cidade. Primeiramente a uma recusa pela parte do lavrador, porém alguém tinha que levar o recluso para Rio Grande, para não perderem a província, e se o mesmo negasse a tarefa seria preso. Sai o escrivão.
Cena VI, Maria Rosa fica com pena de seu marido e sua filha pergunta a sua mãe o qual seria o motivo de levar alguém preso e M. Rosa responde que seria por causa da Guerra. Aninha indaga por que o pai era obrigado a tal tarefa. Se não o fizesse seria preso.
Cena VII, M João entra fardado e despede-se de sua esposa e filha. Aninha aproveita e pede ao pai que traga da cidade sapatos franceses e sua esposa pede a ele carne.
Cena VIII, Maia Rosa pede ajuda da filha para tirar os pratos e aninha só está pensando no pai e “rezando” para ele não esquecer dos sapatos.
Cena IX, Na sala da casa do juiz de paz que estava trajando; calça branca, rodaque de riscado, chinelas verdes e sem gravata. Mostra-se preocupado no que as pessoas podem pensar se ele não fizer seu serviço direito (vão pensar que recebia presentes). Batem à porta (entra um preto com um cacho de bananas e uma carta, que entrega ao juiz). Observe o trecho da carta: "Tomo a liberdade de mandar a V.S.ª um cacho de bananas-maçãs para V.S.ª comer com a sua boca e dar também a comer à Sr.ª Juíza e aos Srs. JUIZinhos. V.S.ª há-de reparar na insignificância do presente; porém, Il.mo Sr., as reformas da Constituição permitem a cada um fazer o que quiser, e mesmo fazer presentes; ora, mandando assim as ditas reformas, V.S.ª fará o favor de aceitar as ditas bananas, que diz minha Teresa Ova serem muito boas. No mais, receba as ordens de quem é seu venerador e tem a honra de ser - MANUEL ANDRÉ de Sapiruruca”. O Juiz fica feliz, pois agora já tem sobremesa, pede ao negro para levar o “presente” (sai o negro). Chega o escrivão.
Cena X, O Escrivão confirma que já intimou M. João para levar o preso a cidade. Então o Juiz toca a campainha para entrar e diz que está aberta a audiência dia. Os lavradores estão vestindo como roceiros; uns de jaqueta de chita, chapéu de palha, calças brancas de ganga, de tamancos, descalços; outros calçam os sapatos e meias quando entram, etc. TOMÁS traz um leitão debaixo do braço.
Cena XI, INÁCIO JOSÉ, FRANCISCO ANTÔNIO, MANUEL ANDRÉ e SAMPAIO entregam seus requerimentos. O primeiro caso e de INÁCIO JOSÉ, que casado com Josefa Joaquina recebeu uma embigada de Gregório, na encruzilhada de pau Grande, na qual ela quase a fez abortar, e pede ao Juiz que degrede o mesmo para Angola. Gregório diz que é tudo mentira, e não daria embigadas em bruxas. Josefa e Gregório Trocam acusações, e o Juiz então finaliza a questão afirmando a Gregório se fizesse de novo a tal embigada, seria preso. O escrivão lê o próximo requerimento; Manuel André, diz que é dono de um sítio aonde dá boas bananas e laranjas, e que mandara em breve um cesto das mesmas. O tal terreno foi comprado com o dinheiro de sua mulher que ganhou através das costuras e outras coisas mais e agora seu vizinho reclama metade do sítio. Pede ao Juiz que vá assistir a marcação do sítio. O Juiz alega que está atravancado de serviços e que mandara seu amigo e suplente Pantaleão. Manuel André diz que ele também está ocupado. Ao escutar a resposta de M. André, diz que o mandara para a cadeia. M. André retruca a voz de prisão, indagando onde estaria a constituição. O Juiz então responde desta forma: “A Constituição!...

Está bem!... Eu, o juiz de paz, hei por bem derrogar a Constituição! Sr. escrivão, tome termo que a Constituição está derrogada, e
mande-me prender este homem.” Manuel André
foge. O outro requerimento e de João de SAMPAIO, reclama de TOMAS, que o mesmo estaria com seu leitão, pois o suíno comeu três ou quatro cabeças de nabo. “Os dois discutem:” (““ Agarram ambos no leitão e puxam, cada um para sua banda “.)”. O Juiz manda apartar a briga e a única forma de acabar com aquela contenta era doarem a “alguma” pessoa. Então os dois entram em acordo e doam para o Juiz, e pede a Tomás levar o porco ao chiqueiro (do juiz). Antes de ir, Tomás pede para citar a Assembléia Provincial, o juiz que ela não serve pra esse tipo de insignificância. Tomás reclama que serviu para pedir os votos e prometer mundos e fundos, assim o juiz diz que resolverá o caso. O outro requerimento é sobre o caso entre Francisco Antônio e seu vizinho José, eis o caso: Diz FRANCISCO ANTÔNIO, natural de Portugal, porém brasileiro, que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. "Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho JOSÉ da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como os filhos pertencem às mães, e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V.S.ª mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher.". Após escutar o requerimento o Juiz manda José devolver o filho da égua, José sai reclamando e diz que iria falar com o Presidente, o juiz manda o Escrivão agarrar para virar soldado,e assim José da Silva diz que devolveria o filhote, mais um caso resolvido. Chega Manuel João, que vai buscar o preso.
Cena XII, o juiz entrega o prisioneiro e um papel. M. João explica que levara o preso só pela manhã, pois já era noitinha e poderia fugir, e o levaria para sua casa.
Cena XIII, Quando o juiz senta para jantar batem em sua porta.
Cena XIV, Entra Josefa Joaquina com três galinhas e uma cuia de ovos, pede ao juiz que aceite aqueles presentes.
Cena XV, O juiz diz que pelo menos com aquela visita ele tinha lucrado, manda guardar as galinhas e jantariam os ovos.
Cena XVI, na casa de Manoel João, entram sua esposa e filha. A mãe reclama do cansaço e pergunta onde estaria o negro.
Cena XVII, entram Manuel João e José, Aninha fica surpresa de ver seu amado com seu pai, Maria rosa indaga a Manuel João por que não foi para a cidade. Ele responde que estava muito tarde e dormiria em um quarto trancado e partiriam pela manhã.
Cena XVIII, Aninha quando está só, abre a porta do quarto e permite a saída de José, e ele explica que foi pego pelo próprio juiz. Então os dois fogem para casar.
Cena XIX, Maria Rosa descobre que Aninha, fugiu com José e conta para Manuel João, que fica furiosa com a filha chamado-a de ingrata e iria até a casa do Juiz.
Cena XX, entram José e Aninha, que se ajoelham perante Manoel João e Maria Rosa e pedem perdão, e avisam que estão casados. José avisa que iria trabalhar até mesmo na Guarda Nacional, Manuel João encaminha-se para casa do Juiz, acompanhado de Maria Rosa seu genro e sua filha.
Cena XXI, Enquanto o Juiz e o escrivão descansam de “pança cheia”, ele comenta uma história que aconteceu com ele: “-Um meu amigo me aconselhou que, todas as vezes que eu não soubesse dar um despacho, que desse o seguinte: “Não tem lugar.” Um dia apresentaram-me um requerimento de certo sujeito, queixando-se que sua mulher não queria viver com ele, etc.”. Eu, não sabendo que despacho dar, dei o seguinte: "Não tem lugar." Isto mesmo é que queria a mulher; porém [o marido] fez uma bulha de todos os diabos; foi à cidade, queixou-se ao Presidente, e eu estive quase não quase suspenso. Nada, não me acontece outra. “O escrivão o pergunta se ele não teria vergonha de agir daquela forma, e ele responde que há Juizes por ai que nem sabem qual é a mão direita, imagina um Juiz de paz”. Entra Manoel João.
Cena XXII entram Manoel João, sua esposa, sua filha e José, o juiz fica espantado ao ver o soldado ainda por lá. Então M. João explica que agora o soldado fujão era casado com sua filha. O juiz declara que não havia mais a necessidade de levar o rapaz e convida a todos para tomarem café e dançarem. Pede desculpas para José de tê-lo chamado de biltre (desprezível), manda chamar os amigos.
Cena última, O juiz avisa a todos que estão comemorando o casamento da filha de Manoel João. Diz que aquela casa não era do juiz e sim de João Rodrigues e pergunta para Tomás se ele deixou o leitão no chiqueiro e recebe um sim como resposta. Pede para tocar um fado bem rasgadinho e assim todos dançam e se divertem.


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