ENEM/ UFPA

ENEM/ UFPA
CLIQUE NO LOGO DA UFPA

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DICAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM

Neste último dia 24 de Outubro realizei uma palestra com o Prof. Carlão com o evento voltando suas atenções para o ENEM, em particular estabelecendo dicas para a prova de REDAÇÃO.

Disponibiizo aqui trechos do material do Prof. Carlão


A DISSERTAÇÃO NO ENEM
         A proposta da redação do ENEM é um texto dissertativo.
         A dissertação é um dos três “gêneros escolares” mais exercitados no ensino médio. Trata-se de uma redação que apresenta a opinião do autor de modo direto, sem a intermediação de personagens, enredos ou de qualquer tipo de recurso que esteja além da sintaxe mais regular possível. Portanto, não seria um exagero afirmar que é, de todos, o gênero mais simples de ser concebido. Mesmo assim, a hora do exame pode ser muito incômoda para o exercício de tanta simplicidade, não é mesmo?
         Nem sempre desenvolver um texto que exponha a opinião do autor é tarefa fácil, quando esse autor dispõe de uma prova com 90 questões mais a redação e um tempo “limitadíssimo”.


(... ) algumas dicas para você:
1.    Dissertações propostas em exames nacionais, nos concursos públicos e mesmo no dia-a-dia do ensino médio querem medir a competência que o autor tem para lidar com um tema da atualidade.
2.    Essa competência diz respeito ao modo pelo qual o estudante organiza sua opinião.
3.    A opinião do estudante/autor deve evoluir com consistência durante a leitura que o avaliador fará.
4.    A consistência se adquire com argumentos razoáveis, plausíveis, aceitos pela maioria das pessoas.
5.    As propostas de redação nos vestibulares e no Enem não exigem que o candidato resolva os problemas do Brasil ou do mundo em 30 linhas e é por isso mesmo que a dissertação não deve apresentar soluções definitivas para certos temas.
6.    Redações vagas, como: “Devemos nos unir!”; Vamos reciclar o planeta!”; “A sociedade não pode mais ficar imóvel” — são lidas como ingênuas e frágeis.
7.    No lugar da “panfletagem” é melhor organizar argumentos de modo a convencer o leitor de que seu texto é coerente e suficientemente denso para levá-lo às suas próprias conclusões.


Exigências na redação do ENEM
I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

ENTÃO, O QUE FAZER...
Um bom caminho é desenvolver um plano de texto. E, para aqueles que acham que não é possível estudar para a prova de redação, segue uma orientação que demonstra o contrário.
1. Leia a proposta feita pelo Enem com todo o cuidado possível;
2. Destaque os elementos que compõem o tema proposto;
3. Elabore um breve questionamento com base nos próprios dados apresentados pela prova. Isso vai ajudá-lo, mais tarde, a compor a apresentação do tema proposto e a elaborar argumentos.
4. Lembre-se de que você não deve escrever apenas com reflexões pessoais. É muito importante estar bem acompanhado. Citações, ainda que parciais, trazem respeitabilidade para o texto.
5. Comece a arregimentar idéias que sustentem sua opinião sobre o tema. Filmes que você viu, livros que leu, conceitos, fatos que aprendeu em aulas de geografia, de história, de química, de filosofia... Relacione pensamentos, autores e obras artísticas de amplo reconhecimento

2 comentários:

  1. Boa Tarde Professor!!!!
    Como sempre você arrebenta, gostaria que todos os professores fossem como você, o mundo estaria bem mais preparado

    ResponderExcluir

ACHE O QUE VOCÊ PRECISA AQUI NO BLOG

QUE TAL SER MEMBRO DO BLOG?